quarta-feira, 29 de abril de 2009

e o burro sou eu?


"O burro, como se sabe, não é igual ao leão, mas nesta história o burro é tornado rei.
Num dia de sol, um burro está no prado, chega lá o leão e diz-lhe:
- Faz uma vénia!
- Porque hei-de fazer isso?
-Porque eu sou o rei! Ora essa!
- Só por isso?
- Sim!
- Fizeste algo espectacular?
- Não!
- Então porque é que és rei?
- Por não ter medo de nada!
- Aaaaaaaaaaaah!
- Porque é que fazes essa pergunta? Queres fazer algo que te coroe rei?
- Pode ser, já que tanto insistes!
Partindo para essa aventura com obstáculos no caminho, encontraram o primeiro: o rio. De um salto, o leão conseguiu atravessar o rio. O burro, pelo contrário, não conseguia sair do rio.
O leão, vendo-o assim, perguntou-lhe:
- Então, não sabes nadar?
- Eu? Nado melhor do que um peixe!
Por fim, o burro conseguiu sair daquela tragédia. Depois, viram o último obstáculo - o muro. De um salto, o leão conseguiu atravessar o muro. O burro, coitado, ficou preso lá no cimo do muro. O leão, virou-se e perguntou-lhe:
- Então, não consegues sair daí?
- Claro que consigo. Estou só a ver qual é a parte que pesa mais, se a traseira se a da frente. O burro depois conseguiu sair dali.
- Vamos fazer um jogo: quem conseguir derrubar este muro primeiro ganha o concurso!
O leão deu duas cabeçadas, repetiu e desistiu.
- Bolas, não é fácil derrubar este muro!
O burro deu dois coices e conseguiu derrubar o muro.
- Uau! Tu és fantástico!
- Pois sou! Sem me gabar, até consigo comer espinhos.
- Francamente, gostaria de ver!
O burro devorou alguns cardos. O leão ficou de boca aberta e disse:
- Tu és espectacular! Vou coroar-te rei dos leões e de todos os animais!
E o burro reinou até à morte."
.
História de Rute Sofia Ribeiro Gomes, in Terra do Nunca
.
Isto é um pouco como "Os Cómicos de Garagem", nunca se sabe o que vai sair dali.
- Rutinha, és novinha e tal mas já fazias melhor qualquer coisinha, não? Então se logo no início resumes a história achas que alguém se dá ao trabalho de ler o resto? Hein? É que nem para novela da Tvi...
- O leão é parvo como tudo. E dizer constantemente "espectacular" não lhe fica nada bem. Isso não é de homem!
- Das duas uma, ou o leão é a amiga Olga (Uaaauuu!) ou então faz parte dos escuteiros ("Faz-me uma vénia"???? Ó valha-me a mentalidade destas inocências!).
- "Ah e tal, tu comes espinhos? Que espectacularidade que tu és! Toma lá a minha coroa que eu quero é ser submisso!" (Rute Rute, SD já com essa idade? Que filmes andas tu a ver? Hein? Conta lá aqui à tua amiga que pode ser que eu te recomende uns melhorzinhos.)
- E tu burro, consegues ser menos burro que o outro mas mesmo assim isso está entranhado nos genes! "Ui ui que eu sou fantástico! Mas não é para me gabar! Como picos e o caraças!" Olha lá se não te calha uma coroa de espinhos já que és assim tão adepto...
.
E pronto, queria partilhar esta pérola literária que mais não serve do que para nos incentivar a deixar de ler.
Mas tudo isto para dizer que se quiserem podem continuar a chamar-me "teimosa que nem uma burra" que eu cá não me importo. Não como espinhos nem dou coices mas conheço muitos "leões" com a mania que o são e sim, sou espectacular e fantástica e não preciso de coroa para reinar.
.
"Long live the queen!"

Sem comentários: